SOBRACIL-SP

ESTATUTO SOBRACIL-SP

A SOCIPAV (Sociedade Paulista de Vídeo-Cirurgia) foi fundada em 22 de Setembro de 1995 por alguns abnegados colegas que entendiam ser necessária a agregação de pessoas e ideais para "desenvolver" a cirurgia Vídeo Endoscópica em nosso Estado. A primeira Diretoria, presidida pelo Dr. Isac Jorge Filho, foi instalada em Ribeirão Preto e teve o mérito da implantação da Sociedade Paulista e de promover seu reconhecimento a nível nacional. A segunda gestão, também presidida pelo Dr. Isac, foi ainda melhor, pois se criou o cadastro, consolidaram-se a arrecadação e o vínculo com a Sobracil.

O terceiro período foi presidido pelo Dr. Cláudio Bresciani. Nesta diretoria, trouxemos a sede para São Paulo em espaço gentilmente cedido pelos Profs. Angelita Habr-Gama e Joaquim Gama-Rodrigues, em seu consultório. Esta gestão deu continuidade ao trabalho dos anteriores, consolidando a situação financeira, estabelecendo maiores vínculos com a Sobracil Nacional, ampliando o número de eventos científicos apoiados pela Sociedade e, sobretudo, ampliando o número de Qualificações.

Neste momento a SOCIPAV tinha realizado três Congressos. O primeiro em Campinas em parceria com o Centro Médico dessa cidade sob a organização dos Drs. Nelson Ary Brandalise e Nilton Aranha. O segundo em São Paulo em parceria com a ALACE (Associação Latino Americana de Cirurgia Endoscópica). Esses dois Congressos foram realizados nas gestões do Dr. Isac Jorge Filho que, apesar das dificuldades, realizou esses eventos com muito entusiasmo e dinamismo. O terceiro Congresso foi realizado em São Paulo no ano 2000 e foi organizado pela própria Diretoria da SOCIPAV (atualmente denominada SOBRACIL-SP), sob a Presidência o Dr. Cláudio Bresciani, em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e o Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. Mais uma vez o evento foi de alto nível científico, com a participação de renomados colegas do Estado de São Paulo e de outros estados, com ótimo aproveitamento por parte dos quase mil inscritos.

A quarta Diretoria foi presidida pelo Dr. Luís Augusto de Melo Sinisgalli, momento em que historicamente a SOCIPAV passou a se chamar SOBRACIL-SP, por orientação da Diretoria Nacional. Nessa gestão, a Diretoria se preocupou em assumir seu papel na qualificação de profissionais que praticam a Cirurgia Vídeo-Endoscópica, representando-os junto às Medicinas de Grupo e Seguradoras. Essa luta foi feita para conseguir que nosso Certificado de Qualificação fosse pré-requisito para credenciamento em vídeo-laparoscopia, uma vez que a qualificação feita pela Sociedade exige do candidato a qualidade técnica necessária ao desenvolvimento prático da especialidade.

Outro passo importante foi a compra de uma sede própria para que a SOBRACIL-SP não precise mais ficar mudando de endereço toda vez que muda o Presidente. Nesta gestão, mudamos nosso endereço definitivamente para nossa atual sede.

Realizou-se também o IV Congresso da SOBRACIL-SP e ao I Congresso Brasileiro de Enfermagem em Vídeo-Cirurgia da SOBECC (Sociedade Brasileira de Enfermagem de Centro Cirúrgico). Da mesma forma que nos anos anteriores, toda a Comissão Organizadora trabalhou intensamente e não mediu esforços para realizar um grande Congresso de Vídeo-Cirurgia, reunindo nomes de vários expoentes da cirurgia laparoscópica paulista e nacional, assim como da área de enfermagem, em várias especialidades.

Em seguida tomou posse a quinta diretoria, presidida pelo ginecologista Francesco Viscomi. Nessa gestão, foram fortalecidos os vários Departamentos, que ficaram aos cuidados de colegas especialistas nas áreas de Ginecologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia do Tórax, Neurocirurgia, Colo-Proctologia. O objetivo foi atrair para o convívio na Sociedade novos especialistas que praticam a Vídeo-Endoscópia.

No sentido de continuar promovendo e apoiando eventos de atualização científica de alto nível, essa Diretoria realizou um evento inédito juntamente com a Diretoria da Sobracil-RJ, que foi chamado de Olimpíada RJ-SP de Vídeo-Cirurgia, congresso realizado em Campos do Jordão em agosto de 2004, com muito sucesso.

Por fim, assumimos muito honrosamente a Diretoria atual da Sobracil-SP em janeiro de 2005. Esta diretoria tem por objetivo e obrigação trabalhar para valorizar e trazer benefícios a seus associados, a fim de que nossa sociedade continue crescendo forte e respeitada. Pretendemos dar continuidade às atividades que vem sendo realizadas pelas diretorias anteriores, estimulando a filiação de novos sócios.

Queremos também valorizar o certificado de habilitação em vídeo-cirurgia junto aos Hospitais e convênios, com isso fortalecendo e protegendo o profissional de eventuais problemas legais. Outra meta que julgamos de suma importância é a integração das várias sociedades médicas afins, como o CBC, CBCD, Colo-Proctologia, Pediatria, Urologia, Vascular, Neurocirurgia, Torácica, Ginecologia e outras. Na medida do possível, queremos trabalhar junto às entidades médicas governamentais e privadas para melhoria dos honorários médicos e condições adequadas para realização da vídeo-cirurgia.

Do ponto de vista científico, implantamos o I Curso Oficial de Vídeo-Cirurgia da Sobracil-SP, realizado em Módulos específicos que abordam temática atual sobre as várias especialidades que realizam cirurgias minimamente invasivas. Da mesma forma, continuamos a realizar a famosa Vídeo-Pizza, evento social e científico em que os sócios se reúnem para aprender, rever os amigos, e comer muita pizza.

A trajetória que a Socipav (agora Sobracil -SP) percorreu desde sua fundação mostra claramente a dedicação desses colegas em fortalecer esta sociedade no Estado de São Paulo, onde temos uma grande concentração de cirurgiões realizando este tipo de procedimento. A Sobracil-SP mostrou que é forte, já tendo sede própria e com hoje apresentando balanço financeiro positivo.

Dessa maneira, pretendemos manter um canal sempre aberto entre a diretoria e nossos associados, recebendo sugestões para melhoria Sobracil-SP.

Fábio Guilherme Campos
Presidente da Sobracil-SP (2007-2008)

ESTATUTO SOBRACIL-SP